segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O black hole(buraco negro).

Bem o buraco negro ñ passa do maior fenomeno que existe no universo.
 O que o coitado faz ... apenas sai por ae sugando estrelas i planetas....
 De forma simplificada, buraco negro é uma região do espaço que possui uma quantidade tão grande de massa concentrada que nada consegue escapar da atração de sua força de gravidade, nem mesmo a luz..


Concepção Artística de um Buraco Negro

É isso que acontece nos buracos negros. Há uma concentração de massa tão grande em um ponto tão infinitamente pequeno que a densidade é suficiente para causar tal deformação no espaço-tempo que a velocidade de escape neste local é maior que a da luz. Por isso que nem mesmo a luz consegue escapar de um buraco negro. E, já que nada consegue se mover mais rápido que a velocidade da luz, nada pode escapar de um buraco negro. (pra vc enteder melhor Nem msm a sua sogra).

Ae pessoal mais o mundo ñ vai acabar nesse ano (2012)? será? seremos engolido pelo buraco negro que estar localizado no centro da nossa galáxia a ciência explica...

Algum dia a luz do sol vai acabar?

Sim. O Sol é uma estrela da Sequência Principal (ou seja, "queima" hidrogênio). Quando o hidrogênio de seu núcleo começar a ficar mais raro, daqui a aproximadamente 4 ou 5 bilhões de anos ou mais kk'... , ele começará a se contrair, e com o aquecimento do núcleo provocado pela contração, ele começará a "queimar" o hélio (resultante da fusão do hidrogênio inicial), e produzir carbono. Nesse instante, as camadas externas do Sol começarão a crescer, e sua cor passará a ser vermelha. Ele irá se expandir até engolir Mercúrio, e possívelmente Vênus.
Mas o ciclo do hélio no Sol será curto, durando "apenas" alguns milhões de anos. Então ele voltará a se contrair, mas seu núcleo não conseguirá atingir a temperatura necessária para fundir o carbono. Então as camadas externas serão ejetadas,o sol virará uma "nebulosa planetaria" / durando 100mil anos depois vira ram estrelinha branca e quente.... k'....

Imagens do sol em raio x ^^.

Quando o indrogenio do sol começar a se acabar!!!



Imagine vc se o sol se acabasse hj!?

Novo planeta semelhante à Terra tem potencial para vida.

Astrônomos europeus anunciaram nesta segunda-feira a descoberta de 50 novos planetas fora do Sistema Solar. Entre eles, um que poderia ter água líquida, condição fundamental para o desenvolvimento da vida como a conhecemos.

Batizado de HD 85512b, o novo astro é uma das 16 super-Terras --nome dos planetas com massa entre uma e dez vezes a da nossa Terra-- localizadas pelo ESO (Observatório Europeu do Sul).
Situado a 35 anos-luz da Terra, o exoplaneta (nome dado aos astros do tipo fora do Sistema Solar) fica na chamada zona habitável.

"A zona habitável é a distância do planeta à estrela que ele orbita onde há condições de existir água em estado líquido. Isso varia conforme o tamanho e o brilho de cada astro", explica Gustavo Rojas, físico da Universidade Federal de São Carlos e responsável pela divulgação das ações do ESO no Brasil.
Ilustração artística do HD 85512b, planeta localizado fora do Sistema Solar que pode conter água líquida
No caso do novo planeta, a estrela é menor e menos brilhante do que o Sol. Por isso, para haver condições que permitam ter vida, ele precisa ter a órbita mais próxima dela. O HD 85512b, no entanto, está quase no limite dessa proximidade. "Ele fica bem perto, no extremo da zona habitável", afirmou Rojas.
Para que o planeta não seja quente demais para a vida, é preciso uma condição especial. Ele tem de ser nublado, com pelo menos 50% do céu coberto de nuvens.
"As nuvens ajudam a refletir a luz solar, e isso auxilia no resfriamento da temperatura", disse o físico.
Mas, para saber como é a composição e a possível atmosfera do planeta recém-descoberto, ainda é preciso esperar. A geração atual de telescópios ainda não consegue captar essas informações.
Na opinião de Rojas, é preciso cautela. "O fato de o planeta estar na zona habitável não significa necessariamente que poderia ter vida. São coisas diferentes, é preciso salientar."

Dan Burbank capturou o momento em que o cometa Lovejoy passou a cerca de 380 km do horizonte do planeta.

Sequência de fotos